o que é
“Que monstra sou eu?” Essa é a pergunta-chave da 16ª edição do IC Encontro de Artes, festival realizado pela Conexões Criativas em parceria com a Dimenti Produções Culturais, que acontece entre os dias 21 e 24 de agosto em Salvador.
O que reconhecemos como monstruosidades? Do que temos medo na existência de outras pessoas e na nossa própria? Antes de serem taxados por julgamentos de rejeição, artistas, projetos e práticas artísticas têm se reapropriado dessa designação julgadora e se afirmado como monstruosos para subverter estigmas, classificações, exclusões, binarismos e normas tidas como padrão para estar no mundo. O IC16 se liberta de conservadorismos, escancara as portas para as diferenças e apresenta uma programação com artistas e espetáculos dissidentes, que rompem com morais opressoras sobre seus corpos, identidades e escolhas.
O IC é uma iniciativa artística independente, contemporânea e desafiadora, concebida de forma continuada e impulsora de instigantes processos para a produção cultural da Bahia e do Brasil. O projeto abre espaço para articulações, reflexões e intercâmbios como uma plataforma pluriartística de criação e difusão. Cada edição é atravessada por uma questão simbólica que orienta o processo curatorial e a composição da programação, em consonância com aquilo que move a criação de artistas em diferentes partes do mundo e em associação com as pesquisas dos próprios artistas-curadores-produtores: Ellen Mello, Jorge Alencar, Larissa Lacerda e Neto Machado. Saiba mais sobre o IC e sua história aqui.