LETRUX COMO MULHER GIRAFA
Letrux (RJ)

A cantora e compositora Letrux lançou, em junho de 2023, seu terceiro disco de estúdio: “Letrux Como Mulher Girafa”. O álbum, produzido por João Brasil, conta com a participação especial de Lulu Santos na canção “Zebra” e traz 10 faixas inéditas, que refletem um estado de espírito da própria artista: ela mesma enquanto girafa, seu bicho-símbolo. “Tenho 1,85 de altura e por um tempo ‘girafa’ foi um apelido pejorativo que ganhei”, explica Letrux. “Mas logo percebi que a girafa era um bicho lindo e quem me chamasse assim estava, na verdade, me elogiando”.
“Letrux Como Mulher Girafa” revela ao ouvinte seis faixas curtas que se apresentam como “intervalos”, retalhos de bastidores de músicas que não chegaram a ser, mas que de algum modo também pertencem ao momento presente. Estas amostras incompletas por si só também traduzem o lado mais subjetivo impresso neste novo trabalho de Letrux. De acordo com ela mesma, “tudo me confunde, eu confundo tudo, dias de copo cheio, dias de copo vazio. Um ar de fé e esperança sem o monstro no poder, mas ainda rastros do monstro no poder. É complicado”, ela continua. “Faço arte de forma independente porque é carma, é sina, é destino. Meu bicho não segue manadas, embora consiga admirar a beleza dos coletivos: bando, cardume, matilha. Mas meu animal é mais solitário e observador. Quero o que sempre quero com minhas obras: que a emoção que me atravessou a ponto d’eu criar essas músicas, também chegue a quem me escuta”.
E nessa coisa de todo mundo ser um pouco bicho, dá pra dizer que bicho grande é esse chamado Brasil? “Às vezes bicho preguiça (no melhor e no pior dos sentidos), às vezes tubarão branco, às vezes mico leão dourado. Não dá pra ser um bicho só num país desse tamanho”, diverte Letrux.