data: 31/08 a 04/10

horário: Abertura: 19h30 | Visitação: 13h às 20h

local: Esplanada do Teatro Castro Alves

classificação: Livre

valor: Gratuito

Laerte Tempo Presente

Laerte Coutinho (SP) | Projeto expográfico: TANTO - Criações Compartilhadas (BA)

COPRODUÇÃO DE OBRA

Uma exposição que celebra a sensibilidade de Laerte marcando duas questões caras à sua obra: o tempo e o processo de envelhecimento.

Se para a artista o tempo pode ser percebido como uma resposta sem pergunta, a velhice talvez seja uma pergunta sem respostas únicas: tempo de vertigem, negociação por autonomia, irreversibilidade, um amanhã-logo-ali que segue passando. Talvez breve, talvez longo. Livro que se escreve, mas não se lê. Futuro dinossauro, astronauta em paisagem pré-histórica. Ancestralidade sem pretensão de eternidade.

Jogo da velha e hashtag, duas temporalidades em uma mesma figura icônica.

A obra de Laerte é mesmo uma construção – em contínua transformação – cujos tijolos ganham, a cada vez, mais e mais raízes.

Ficha técnica:
Artista: Laerte Coutinho
Curadoria: Ellen Mello, Jorge Alencar, Larissa Lacerda, Marina Martinelli e Neto Machado
Expografia: TANTO – Criações Compartilhadas (Patricia Almeida, Fábio Steque e Daniel Sabóia)
Execução: Centro Técnico do TCA
Apoio: MITTI Andaimes e Teatro Castro Alves

Sobre Laerte
Laerte é autora de quadrinhos, cartuns e charges. Nasceu em São Paulo, em 1951. Fez alguns cursos livres de pintura, desenho e teatro; entrou na USP, em Comunicações, pra fazer Música, e depois Jornalismo – não se graduou. Foi uma das criadoras da revista Balão (quadrinhos) e da empresa Oboré (assessoria de comunicação para sindicatos). Publicou seu trabalho n’O Pasquim, n’O Bicho, n’O Estado de São Paulo, na Folha de São Paulo, em várias revistas. Foi autora da revista Piratas do Tietê – também o nome da tira diária que produz. Participou da redação de programas de tevê da Rede Globo: “TV Pirata”, “TV Colosso”, “Sai de Baixo”. Apresentou o programa “Transando com Laerte”, no Canal Brasil. Participou do curta “Vestido de Laerte”, de Claudia Priscila e Pedro Marques, e do longa “Laerte-se”, de Lygia Barbosa e Eliane Brum.

Sobre TANTO – Criações Compartilhadas
A TANTO – Criações Compartilhadas é um estúdio criativo sediado em Salvador, formado por três arquitetos e artistas gráficos, Patricia Almeida, Fábio Steque e Daniel Sabóia. Desde 2011, atuam juntos e em colaboração com outros artistas no desenvolvimento de projetos de design, arquitetura e artes visuais. Com forte atuação no setor cultural, desenvolvem frequentemente projetos de direção de arte, cenografia e design gráfico para festivais e espetáculos de teatro, dança e música. No campo editorial, destaca-se a criação, em colaboração com artistas do corpo, de livros-objeto em que os espaços gráfico e coreográfico são pensados de forma indissociável, resultando em livros como “Pequena Coleção de Insignificâncias”, indicado em 2019 ao Prêmio Jabuti de melhor livro infantil.

Pular para o conteúdo