data: 01/09 a 03/09

horário: Intervenções durante a programação

local: Nos locais da programação

classificação: Livre

valor: Gratuito

Biblioteca de Bolso

Jorge Alencar e Neto Machado (BA)

MOSTRA ARTÍSTICA

Edição especial e de laboratório criativo do projeto “Biblioteca de Dança”, em que artistas veteranas, como livros vivos itinerantes, fazem intervenções nos espaços onde acontece a programação do IC Encontro de Artes, contando e dançando para o público, corpo a corpo, obras a que assistiram e que marcaram as suas vidas. Uma biblioteca móvel e portátil que ocupa o festival com livros vivos de bolso.

Sobre Jorge Alencar e Neto Machado
Dupla de artistas que cria com dança, teatro, audiovisual, comunicação, curadoria, escrita e educação. Alguns dos diversos frutos dessa parceria são: “Vermelho Melodrama” (Melhor Espetáculo pelo Prêmio Braskem de Teatro 2019); “Pequena Coleção de Insignificâncias” (finalista do Prêmio Jabuti de Literatura 2020 na categoria Infantil); “Pinta” (melhor longa-metragem no Rio Festival Gay de Cinema 2014); “Desastro” (peça infanto-juvenil participante do projeto Palco Giratório do Sesc 2018); “Biblioteca de Dança” (coreografia destacada pela Revista Antropositivo dentre os melhores trabalhos de 2017); “A Lei do Riso: Crimes Bizarros” (série indicada ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019 na categoria ficção); “Vale Tudo com a Drag Queen Rainha Loulou” (Prêmio Melhores do Ano da Cena Baiana LGBTQI+ 2015); “Oficina de Honestidade Artística” (oficina); e “IC Encontro de Artes” (festival multilinguagem com 14 edições anuais já realizadas). Os artistas vêm circulando suas criações em todas as regiões brasileiras e trabalhando em contextos internacionais, em países como Sérvia, Espanha, França, Inglaterra, Estados Unidos e Palestina. Companheiros de criação e vida, Jorge e Neto são integrantes da Dimenti Produções Culturais, produtora cultural e ambiente de criação, em atividade desde 1998 em Salvador, Bahia, e da editora Conexões Criativas.

VOLUMES
Dina Tourinho

Professora, bailarina e coreógrafa. Mestre em Dança, especialista em Coreografia e licenciada em Dança, todos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante efetiva do Balé Teatro Castro Alves (BTCA) desde 1989, tendo atuado como assistente de coreografia, bailarina, professora de Alongamento e Percepção Corpórea, dentre outros. Atuou como professora e banca examinadora na Escola de Dança da UFBA. Atuou como professora, coreógrafa e coordenadora pedagógica na Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Atuou como professora-educadora, coreógrafa e coordenadora pedagógica de Dança no Centro Projeto Axé em Defesa da Criança e do
Adolescente, na Unidade de Dança e Capoeira. Participou no Projeto da ESPN Brasil “Caravana da Música”. Participou de grupos independentes como: Jorge Silva Cia. de Dança e Grupo de Dança Salto.

Tania Bispo
Artista da Dança, coordenadora do Núcleo de Apoio Técnico à Extensão (Natex) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Dança pelo Programa de Mestrado Profissional em Dança (Prodan-UFBA), criadora do Dança Para Todos, Programa de Extensão da UFBA. Especialista em Dança Contemporânea e em Coreografia, também pela UFBA. Especialista em Psicologia Analítica Junguiana – Clinica Psiquê/Faculdade Helio Rocha. Pesquisadora do universo do Candomblé. Coreógrafa e diretora de espetáculos do Sesc entre 1980 e 2015.

Artistas

Dina Tourinho

Tania Bispo

Pular para o conteúdo